Atualmente possuímos 217 categorias cadastradas
Busca Raio X:
Ir para a página principal
Você está em: HomeSobre o levantamento arbóreo
A arborização viária do Bairro Cambuí foi objeto de estudo da dissertação de mestrado em agronomia pelo diretor de meio ambiente da Sociedade Civil dos Amigos do Bairro Cambuí José Hamilton de Aguirre Junior. No estudo é contada a história da arborização do bairro e da cidade de Campinas.
O Engenheiro Florestal defendeu o trabalho na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo.

O Bairro Cambuí surge com o início do povoamento da cidade de Campinas, no século XVIII, pelas incursões dos bandeirantes pelo interior do Brasil, através de uma estrada rústica que passava pelo local, denominada caminho dos Goiazes; um dos descampados, campinhos ou campinas do qual a cidade originou-se corresponde às proximidades da atual Praça XV de Novembro.

O nome do bairro se deve à presença abundante, na época, da espécie denominada cambuí, Myrciaria tenella (DC.) O.Berg., em sua área, que a população, originalmente, chamava de cambuizal.

 
Para mais informações sobre o autor visite o link:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11136/tde-18112008-135314/

Para efetuar o donwload da tese clique no botão abaixo:
  Avenida Coronel Silva Teles, 251 - Sobreloja (19) 3295-2515 ou (19) 3295-8969 www.raioxcambui.com.br  
  Cambuí • Campinas • São Paulo contato@raioxcambui.com.br Todos os direitos reservados © 2009  desenvolvido por TruXSoft - Design e Tecnologia